Cemitério Vertical em São Paulo | O que é e como Funciona

O cemitério vertical é uma formal alternativa de sepultar os entes queridos, que funcionam de maneira bem diferente dos cemitérios convencionais.

Hoje, a equipe do Vila Alpina Cemitério preparou uma matéria completa sobre eles, com destaque para seu funcionamento.

O que é cemitério vertical? 

Os cemitérios verticais são uma espécie de prédio com lóculos ou gavetas, em que são realizados os sepultamentos. Além disso, eles também possuem crematórioossário, cinerário, e um sistema de vedação e desativação dos gases.  

Em sua grande maioria, eles realizam um tratamento do necrochorume, com a decomposição ocorrendo ao se deparar com o ar. Dessa forma, é possível impedir que haja uma produção de líquidos, pois os gases são liberados para uma câmara de desativação. 

Veja também: Cemitério da Paz | O primeiro e mais belo cemitério-jardim do Brasil

Principais cemitérios verticais de São Paulo 

Cemitério Vertical Phoenix
Cemitério vertical Phoenix

Memorial Guarulhos 

O Memorial Guarulhos é um cemitério vertical que possui uma infraestrutura de boa qualidade que conta com uma capela ecumênica, lanchonete, salas climatizadas, um grande estacionamento, locação de velórios, segurança com monitoramento e recebimento de visitas a qualquer hora do dia. 

Phoenix 

Esse cemitério fica no ABC, oferecendo um lóculo familiar por preços mais baixos e acessíveis. A sua estrutura é moderna e eficiente, possuindo também nichos individuais, para receber os despojos e cinzas daqueles que se foram. 

Cemitério Memorial Vertical Guarulhos 

O Cemitério Memorial Vertical Guarulhos foi inaugurado em 1998, sendo um ambiente de mais paz, em lugar um lugar de fácil acesso, próximo da região central da cidade. Esse é um cemitério privado que realiza os velórios em locais climatizados, realiza a locação de velórios e possui uma capela ecumênica, lanchonete, sepultamentos durante a noite e conta com um amplo estacionamento. 

Cemitério Metropolitano 

Localizado São Vicente e com um crematório, o Cemitério Metropolitano é conhecido por possuir uma infraestrutura mais ampla. O local abriga várias salas para velório e ossários, com um belo cerimonial de cremação. 

Esse é um cemitério que se preocupa com o meio ambiente, aderindo soluções mais sustentáveis e diminuindo o impacto ambiental. 

Memorial Alto do Tietê   

Esse memorial tem 19 anos de existência e representa uma solução moderna para a falta de espaço nos cemitérios públicos. Ele tem uma Lanchonete para o atendimento daqueles que estão visitando ou participando de um velório, também possui uma área de lóculo e um ossário. 

Memorial Necrópole Ecumênica 

Esse é considerado o cemitério mais alto do mundo, que teve o início de sua construção em 1983, com mais de 14 mil lóculos em 14 andares. Atualmente, a sua altura é de 108 metros de altura como um prédio de 40 andares. Ele ainda possui mais de 5 salas de velório, com salão nobre e salão imperial, um cinerário e mausoléus que pode ser customizado para famílias. 

Também pode te interessar: Cremar ou enterrar? Descubra a melhor opção e saiba diferenciar

Vantagens dos Cemitérios Verticais

Os Cemitérios Verticais são ótimas opções para a redução da capacidade dos cemitérios horizontais e a dificuldade de conseguir espaço nas cidades devido a legislação ambiental que exige o licenciamento ambiental.

Isso, porque há a preocupação com a produção do necrochorume, que se forma com a decomposição do corpo humano e que pode causar vários danos ao meio ambiente. 

Os cemitérios horizontais mais antigos, que não se enquadram na resolução do Conama, precisarão encerrar suas atividades, transformando-se em locais de uso público para parques e praças.

Caso tenha se interessado pelos cemitérios verticais ou tenha ficado com alguma dúvida, fale com um de nossos consultores especializados.

Nós, do Vila Alpina Cemitério, oferecemos assistência em todos os cemitérios para garantir uma despedida honrosa e respeitosa.

Publicado em por .

Deixe um Comentário

FALE CONOSCO

TEMOS ATENDIMENTO 24 HORAS

11 4395-3266

ATENDIMENTO EXCLUSIVO

RECEBA UM ATENDIMENTO EXCLUSIVO, NÃO TENHA PREOCUPAÇÃO COM NADA, CUIDAMOS DE TUDO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA.

A Vila Alpina Cemitério possuí uma equipe que auxilia a família com toda a documentação necessária. Cuidamos de tudo para que ocorra da melhor maneira.

ENTRE EM CONTATO E CONHEÇA NOSSOS PLANOS
LIGAR