Colesterol | Saiba como se livrar da parte ruim dessa gordura

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em colesterol, uma gordura de nosso organismo que pode causar diversas doenças cardiovasculares, mas você sabia que existe um lado positivo do colesterol?

Mesmo que o “colesterol ruim” seja prejudicial para o nosso corpo, o colesterol é essencial para a nossa vida. A melhor forma de abaixar o colesterol é mudar o estilo de vida e a alimentação, podendo ser necessário o uso de medicamentos.

Pensando nisso, o Vila Alpina Cemitério preparou um artigo especial para lhe ajudar a abaixar o colesterol ruim e manter em seu organismo apenas a parte positiva dessa substância.

Veja também: Temperos naturais para substituir o sal em suas refeições

Tudo o que você deve mudar em sua vida para abaixar o colesterol ruim

Comidas de fast food - colesterol

Exercícios

As atividades físicas são uma ótima forma de manter os níveis do colesterol mais equilibrado. Elas ajudam o organismo a processar a gordura com uma maior eficiência.

Para quem não está acostumado a se exercitar, é importante começar devagar e ir ao médico antes. Com o tempo, será possível ir aumentando a intensidade dos exercícios aos poucos, podendo ir de 30 minutos até uma hora por dia.

Algumas atividades mais leves para praticar são a caminhada, a corrida, a bicicleta ou o futebol.

Bebida

É muito importante reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. Elas são cheias de calorias e têm poucos nutrientes, aumentando as chances de obesidade.

O ideal é uma cerveja ou vinho para as mulheres e duas para os homens.

Fumo

Quando uma pessoa para de fumar, a pressão sanguínea diminui, assim, as chances de ter alguma doença cardíaca, como o derrame.

Medicamentos

As estatinas são os medicamentos mais comuns para reduzir o nível do colesterol. Elas atuam impedindo que o fígado produza essa gordura e faz com que ele busque a substância no sangue.

Além disso, o medicamento pode ajudar a reduzir a quantidade de colesterol nas artérias.

Mas, quando uma pessoa começa a tomar este tipo de remédio, isso deve continuar a ser feito por toda vida. Alguns de seus efeitos colaterais são dor de cabeça, desconforto muscular e problemas de digestão.

Outro medicamento utilizado é a resina de ligação de ácidos biliares. Ele faz a ligação entre os ácidos biliares para que o fígado absorva o colesterol do sangue para fazer mais destes ácidos.

Peso

Uma das coisas mais importantes para controlar o colesterol é manter o peso também sob controle. Quando se está com o peso acima do ideal, as chances dessa gordura subir em seu organismo também são maiores.

Alimentação

A quantidade de colesterol que é consumido deve ser bem reduzida. O recomendado é consumir no máximo 200 miligramas de colesterol por dia.

Para isso, deve-se diminuir o consumo de carne vermelha, trocar os laticínios integrais por versões desnatadas e evitar gordura trans e saturadas.

Também, é importante observar os ingredientes dos alimentos industrializados, comer mais frutas e legumes e sempre procurar pelos alimentos que tenham mais fibras.

Dicas

Uma boa dica é tomar 3 xícaras do chá de erva-mate todos os dias, pois é um ótimo antioxidante, que diminui o colesterol.

Também é bom aumentar a quantidade de alimentos com muito ômega 3, como salmão, nozes e atum, que ajudam na prevenção do entupimento dos vasos sanguíneos.

Também pode te interessar: Descubra os benefícios do café para a saúde

Consulte agora mesmo os serviços do Vila Alpina Cemitério e conte com a ajuda de nossos especialistas em um momento tão difícil como a despedida de um ente querido.

Publicado em por .

Deixe um Comentário

FALE CONOSCO

TEMOS ATENDOMENTO 24 HORAS

11 4395-3266

ATENDIMENTO EXCLUSIVO

RECEBA UM ATENDIMENTO EXCLUSIVO, NÃO TENHA PREOCUPAÇÃO COM NADA, CUIDAMOS DE TUDO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA.

A Vila Alpina Cemitério possuí uma equipe que auxilia a família com toda a documentação necessária. Cuidamos de tudo para que ocorra da melhor maneira.

ENTRE EM CONTATO E CONHEÇA NOSSOS PLANOS

FALE COM NOSSOS AGENTES

OFERECEMOS TODA A ORIENTAÇÃO
QUE VOCÊ PRECISA

  • Possuímos uma central de atendimento 24 horas.
  • Orientação detalhada para obtenções legais exigidas.
  • Preparação do corpo da pessoa falecida.
  • Agendamento de velório e organização da cerimônia de cremação.
  • Mestre de cerimônia atendendo todas as religiões.
LIGAR