Como baixar a febre através de medidas caseiras e sem medicamentos

Dentre os muitos sintomas de uma gripe ou infeção, um dos mais preocupantes é a febre, que apesar de ser uma maneira do corpo combater um agente invasor, pode causar sequelas graves ao paciente, por isso, é importante saber como baixar a febre.

O Vila Alpina Cemitério reuniu as principais informações sobre a febre e trouxe algumas dicas preciosas para lidar com esse sintoma sem ter que recorrer imediatamente aos medicamentos (em casos específicos). Confira:

Veja também: Entenda os sintomas do sarampo e saiba como se prevenir

O que é a febre e porque ela acontece

A febre é um sintoma muito corriqueiro de quem está com uma gripe ou com algum processo de infecção ou inflamação, servindo como um alarme para que as células de defesa intensifiquem a sua produção: com isso, o agente invasor do organismo é combatido.

Mesmo com uma funcionalidade muito importante para o sistema de defesa, a febre não pode atingir uma temperatura excessivamente alta: a partir dos 38 graus, começa a ser indicado o seu controle, lembrando que a temperatura apropriada do corpo humano fica entre 36 e 37 graus.

Quais são as complicações da febre?

Homem com frio sendo tratado por médica - como baixar a febre

Quando a febre está muito superior a 37 graus, o paciente começa a correr o risco de complicações, ainda que a sua causa seja uma simples gripe. Inclusive, essas complicações podem até mesmo levar à morte, em casos mais graves.

No geral, a febre descontrolada pode causar convulsões que deixam sequelas sérias no corpo humano. Dependendo da intensidade da convulsão e da vulnerabilidade do paciente, ela pode resultar na morte; os bebês, por exemplo, são bem sensíveis a um possível episódio de convulsão.

Além disso, a febre alta também causa muitos incômodos no corpo humano, começando pela sensação de calafrio e de mal-estar. Também é comum que pacientes com herpes tenham crises de infecção por causa da grande temperatura.

Como baixar a febre sem remédios

Nem sempre é preciso recorrer aos antitérmicos para baixar a febre: quando se trata de um aumento leve de temperatura, um banho morno já basta para normalizar a temperatura do corpo.

Em um primeiro momento, o paciente sentirá bastante frio, mesmo com a água morna; conforme a febre cede, ele passa a se sentir mais confortável no banho.

Depois, é indicado que essa pessoa coloque roupas limpas e que não se cubra demais: quanto mais cobertores e blusas, mais fácil fica da febre voltar.

Também é importante beber bastante água em temperatura ambiente, pois a água ajuda a normalizar a temperatura corporal.

Caso não seja possível colocar a pessoa com febre embaixo do chuveiro ou em uma banheira, uma alternativa é molhar alguns panos com água morna e colocar na testa do doente, que deve ficar deitado.

O método acima era muito usado na época da Idade Média e em regiões sem acesso a medicamentos e médicos, mas continua sendo muito eficaz. Dentro de poucos minutos, o pano que está na testa deve ser substituído por outro, também umedecido com água morna.

O processo precisa ser repetido até que a febre ceda completamente ou o bastante para que a pessoa consiga se levantar e tomar um banho.

Também pode te interessar: O que é uma funerária e quais serviços ela oferece

Quando é obrigatório recorrer aos medicamentos ou a um médico?

Apesar das opções acima ajudarem no combate à febre, há situações em que é obrigatório o uso de um antitérmico ou a busca por um médico. Uma delas é quando a temperatura já superou os 38,5, além de casos em que se tenha dor de cabeça e dificuldade respiratória.

A equipe do Vila Alpina Cemitério pode te ajudar em um momentos conturbados como a partida de um ente querido, prestando serviços que vão desde a parte burocrática até o sepultamento, de maneira digna e respeitosa.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços 24h.

Publicado em por .

Deixe um Comentário

FALE CONOSCO

TEMOS ATENDOMENTO 24 HORAS

11 4395-3266

ATENDIMENTO EXCLUSIVO

RECEBA UM ATENDIMENTO EXCLUSIVO, NÃO TENHA PREOCUPAÇÃO COM NADA, CUIDAMOS DE TUDO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA.

A Vila Alpina Cemitério possuí uma equipe que auxilia a família com toda a documentação necessária. Cuidamos de tudo para que ocorra da melhor maneira.

ENTRE EM CONTATO E CONHEÇA NOSSOS PLANOS

FALE COM NOSSOS AGENTES

OFERECEMOS TODA A ORIENTAÇÃO
QUE VOCÊ PRECISA

  • Possuímos uma central de atendimento 24 horas.
  • Orientação detalhada para obtenções legais exigidas.
  • Preparação do corpo da pessoa falecida.
  • Agendamento de velório e organização da cerimônia de cremação.
  • Mestre de cerimônia atendendo todas as religiões.
LIGAR