Sarampo | Entenda os sintomas e como se prevenir

O sarampo é uma doença causada por um vírus que é transmitido com muita facilidade quando um indivíduo infectado respira, tosse ou espirra.

A transmissão é tão fácil que uma pessoa desprotegida pode contrair a doença, simplesmente ao entrar em uma sala, onde um doente esteve há algumas horas.

Para aqueles que buscam entender melhor os sintomas dessa doença e encontrar maneiras de se prevenir, a equipe do Vila Alpina Cemitério preparou um artigo especial, confira:

Qual a gravidade do sarampo?

menina com sarampo - texto

O sarampo é uma doença muito grave. Cerca de 1 em cada 10 crianças que contraem sarampo também tem uma infecção no ouvido, e 1 em cada 20 sofre de pneumonia.

Entre 1 e 2 de 1 mil morrem devido a complicações da doença. Ela também pode fazer com que as mulheres grávidas sofram abortos ou tenham partos prematuros.

As complicações causadas pelo vírus são muito comuns entre crianças menores de 5 anos e adultos acima de 20 anos.

O sarampo é transmitido com tanta facilidade que qualquer pessoa que não esteja imune e que seja exposta à doença, provavelmente, irá contraí-la.

Veja também: Funerária | Quais os serviços e como contratá-la

Sintomas do sarampo

O sarampo causa febre, coriza, tosse e erupção cutânea em todo o corpo. As pessoas podem espalhar sarampo antes de mostrarem os sintomas.

Os sintomas aparecem entre 7 e 21 dias após a exposição com febre baixa a moderada, tosse, coriza, olhos vermelhos e dor de garganta.

Entre 2 e 4 dias após o aparecimento dos sintomas, pequenos pontos brancos podem surgir dentro da boca.

Entre 3 e 5 dias após o aparecimento dos sintomas, aparece uma erupção vermelha ou marrom avermelhada na pele, geralmente começando pelo rosto. A erupção cutânea se espalha rapidamente pelo pescoço, braços e peito.

Em seguida, se estende pelas costas, abdômen, parte restante dos braços, coxas, pernas e pés. Quando as manchas aparecem, a febre pode aumentar repentinamente para mais de 40 ° C. Geralmente, os sintomas duram entre 7 a 10 dias.

Também pode te interessar: Benefícios da Quiropraxia para a saúde

Tratamento

Não há tratamento específico para esta doença. A vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) pode preveni-la se for aplicada em crianças com mais de 12 meses ou adultos, dentro de 3 dias após a exposição ao vírus.

Como se prevenir dessa doença?

A melhor proteção contra o sarampo é a vacina. Quando mais de 95% das pessoas são vacinadas contra o sarampo, a doença diminui e não se espalha. Isso é chamado de imunidade coletiva.

A vitamina A é usada para prevenir ou tratar o sarampo?

As crianças com deficiência de vitamina A correm um risco maior de ter complicações graves em caso de adquirirem a doença.

A vitamina A é usada em alguns casos para tratar crianças que já estão doentes e que correm risco de complicações graves, no entanto, ela não tem a função de prevenir ou curar o sarampo e não é prescrita para todas as crianças.

Para crianças bem desenvolvidas, a ingestão de mais vitamina A não afetará os sintomas do sarampo, pois elas já têm quantidades suficientes da vitamina. Em nenhum caso a vitamina A impede que uma pessoa fique doente com sarampo. A única maneira de evitar o sarampo é vacinar-se contra a doença.

O Vila Alpina Cemitério conta com uma equipe de especialistas, que estão prontos para lhe ajudar em momentos difíceis e delicados como a perda de um ente querido.

Entre em contato e consulte nossos serviços.

Publicado em por .

Deixe um Comentário

FALE CONOSCO

TEMOS ATENDOMENTO 24 HORAS

11 4395-3266

ATENDIMENTO EXCLUSIVO

RECEBA UM ATENDIMENTO EXCLUSIVO, NÃO TENHA PREOCUPAÇÃO COM NADA, CUIDAMOS DE TUDO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA.

A Vila Alpina Cemitério possuí uma equipe que auxilia a família com toda a documentação necessária. Cuidamos de tudo para que ocorra da melhor maneira.

ENTRE EM CONTATO E CONHEÇA NOSSOS PLANOS

FALE COM NOSSOS AGENTES

OFERECEMOS TODA A ORIENTAÇÃO
QUE VOCÊ PRECISA

  • Possuímos uma central de atendimento 24 horas.
  • Orientação detalhada para obtenções legais exigidas.
  • Preparação do corpo da pessoa falecida.
  • Agendamento de velório e organização da cerimônia de cremação.
  • Mestre de cerimônia atendendo todas as religiões.
LIGAR