Osteoporose | Saiba o que causa a doença e como amenizar as dores

Um dos efeitos do envelhecimento é o surgimento de algumas deficiências, não só físicas, mas também nutricionais, que podem resultar em doenças como a osteoporose.

A equipe do Vila Alpina Cemitério trouxe detalhes importantes sobre essa doença óssea que afeta cerca de 10 milhões de brasileiros, sendo a maior parte desse número constituída por mulheres, que estão na menopausa. Confira abaixo:

Veja também: 5 Dicas para melhorar sua imunidade e viver melhor

O que é osteoporose

Representação em 3D dos efeitos da osteoporose no osso

A osteoporose é uma doença óssea degenerativa, que consiste no desgaste dos ossos. A nossa estrutura óssea é composta por vários nutrientes, cada osso é como se fosse uma “rede composta por uma trama bem fina”, onde os orifícios (poros) são preenchidos com nutrientes, cálcio, vitamina A, proteína, entre outros.

Com o passar da idade, ou por conta de uma deficiência hormonal, o corpo para de produzir e armazenar esses nutrientes, deixando a trama do tecido ósseo oca, resultando no desgaste e até quebra dos ossos.

Por não conseguir mais armazenar, e nem produzir uma nova remessa de nutrientes para restaurar o tecido ósseo, o corpo passa a sofrer com dores e a má formação de alguns ossos.

Quais os principais fatores que causam osteoporose

A osteoporose pode ser causada por uma série de fatores sendo os principais: 

  • Hereditariedade: osteoporose é uma doença hereditária, ou seja, se um dos pais tiverem a doença, existe cerca de 55% de chances do filho também nascer com essa patologia
  • Bebida alcoólica: o uso excessivo de bebidas alcoólicas é considerado um dos fatores contribuintes para causar osteoporose, porque o álcool no sangue impede a fixação de cálcio nos ossos.
  • Sedentarismo: por não praticar atividades físicas, o corpo não consegue absorver os nutrientes necessários para manter o tecido ósseo.
  • Menopausa: menopausa é a fase em que o corpo deixa de produzir estrógeno, hormônio que conserva o cálcio dentro dos ossos.

Quais os sintomas da osteoporose

  • Dor e fragilidade, nos ossos e articulações;
  • Ocorrência de fratura espontânea (torção do pulso, braço);
  • Diminuição da altura;

Como amenizar as dores da osteoporose

Por ser uma patologia, é recomendado que antes de iniciar qualquer tratamento com drogas medicinais, você procure um médico ortopedista, para que ele receite um remédio e a dosagem adequada.

Porém, existem algumas medidas que você pode tomar para amenizar as dores, como praticar exercícios ao menos três vezes por semana.

Incluir as atividades físicas à sua rotina é benéfico, pois quando você sai para praticar exercícios, aumenta a produção de vitamina D que ajuda a fixar o cálcio nos ossos. Além disso, fortalece as articulações, amenizando as dores causadas pela osteoporose.

Compressa de água morna: a compressa ajuda a relaxar os músculos que estão enrijecidos, e auxilia no fluxo sanguíneo, diminuindo o atrito do sangue com as partes mais sensíveis dos ossos.

Complemento vitamínico: por ser uma doença causada pela falta de alguns nutrientes no tecido ósseo, você pode suprir essa falta fazendo o uso de vitaminas encontradas em drogarias, farmácias na forma de cápsulas.

Também pode te interessar: Descubra os benefícios da acupuntura para a saúde

Gostou da matéria? Deixe um comentário!

Lembre-se que a equipe do Vila Alpina Cemitério está à sua disposição para lhe ajudar na cerimônia de despedida de um ente querido. Cuidamos inclusive da parte burocrática.

Conheça nossos serviços e conte conosco.

Publicado em por .

Deixe um Comentário

FALE CONOSCO

TEMOS ATENDOMENTO 24 HORAS

11 4395-3266

ATENDIMENTO EXCLUSIVO

RECEBA UM ATENDIMENTO EXCLUSIVO, NÃO TENHA PREOCUPAÇÃO COM NADA, CUIDAMOS DE TUDO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA.

A Vila Alpina Cemitério possuí uma equipe que auxilia a família com toda a documentação necessária. Cuidamos de tudo para que ocorra da melhor maneira.

ENTRE EM CONTATO E CONHEÇA NOSSOS PLANOS

FALE COM NOSSOS AGENTES

OFERECEMOS TODA A ORIENTAÇÃO
QUE VOCÊ PRECISA

  • Possuímos uma central de atendimento 24 horas.
  • Orientação detalhada para obtenções legais exigidas.
  • Preparação do corpo da pessoa falecida.
  • Agendamento de velório e organização da cerimônia de cremação.
  • Mestre de cerimônia atendendo todas as religiões.
LIGAR