Saúde do Idoso | Veja cuidados com ela no inverno

Com o inverno chegando, é necessário redobrar os cuidados com nossa saúde. Mas, além disso, é fundamental ficar atento também à saúde do idoso, já que o tempo frio pode provocar muitos danos a esse público, podendo até mesmo provocar a morte em alguns casos.

Mas, ao contrário do que possa parecer, cuidar da saúde do idoso durante o inverno é algo simples, e requer seguir apenas algumas regras, que podem ser aplicadas facilmente durante o dia a dia.

Quer conhecer essas dicas e garantir o bem-estar daqueles que estão na terceira idade? Confira na íntegra o texto feito pela equipe do Vila Alpina Cemitério:

Veja também: Colesterol | Saiba como se livrar da parte ruim dessa gordura

Escolha das roupas

Idosa agasalhada no inverno - saúde do idoso

Um cuidado muito importante para a saúde do idoso durante o inverno é com as roupas. Prefira aquelas mais quentes, como agasalhos de tecidos, que bloqueiam o vento frio.

Quando o idoso estiver em ambientes ao ar livre, proteja sua pele com o uso de acessórios como bonés, toucas ou mantas. Na hora do descanso, coloque cobertores que retenham o calor, já que a temperatura corporal diminui durante o sono.

Alimentação

Sopas são ótimas opções de alimentos para o período, pois aquecem e podem fornecer uma boa quantidade de vitaminas. Opções com legumes, abóbora, batata ou mandioquinha são interessantes.

Além disso, chás, chocolates ou cafés são recomendáveis para os idosos que não tenham restrições provocadas por problemas de saúde prévios.

Banho

O momento do banho requer alguns cuidados especiais. Aqui, o mais recomendável é fechar as janelas nesse momento, bloqueando a circulação do vento, para manter a temperatura corporal elevada e evitar resfriados.

Prefira banhos rápidos e com temperatura amena, para que a pele do idoso não fique desidratada.

Uso de cremes

Durante o inverno, é importante redobrar o cuidado com a pele do idoso, para evitar que resseque. Por isso, o ideal é usar loções ou cremes hidratantes, prevenindo não apenas o aspecto mais seco, como também evitando doenças dermatológicas.

Para evitar alergias, o mais recomendável é consultar um dermatologista. O especialista indicará o cosmético mais adequado.

Vacinação

Outro cuidado importante para a saúde do idoso durante o inverno é garantir a vacinação contra a gripe. Aplicada anualmente, ela garante proteção contra a gripe e evita também complicações provocadas por essa doença, que podem ser graves para esse público.

Faça exercícios físicos

A atividade física é muito importante para a manutenção da saúde do idoso, e deve ser mantida também durante o inverno.

Mas, para evitar lesões, é muito importante fazer o alongamento antes da atividade.

Vitamina D

Além destes cuidados, a vitamina D é fundamental para garantir a saúde do idoso. E, a melhor fonte para isso é tomar sol, inclusive no inverno.

Além disso, é muito importante que os idosos consumam alimentos ricos em vitamina C, como peixes, gema de ovo, fígado e cogumelos ou mesmo suplementos, sempre prescritos com a orientação de um médico.

Também pode te interessar: Alzheimer | Saiba como identificar e cuidar de alguém com a doença

A equipe do Vila Alpina Cemitério tem toda a expertise necessária para organizar a cerimônia de despedida do seu ente querido, de maneira digna e respeitosa. Entre em contato conosco e consulte também nossos planos funerários.

Publicado em por .

Deixe um Comentário

FALE CONOSCO

TEMOS ATENDOMENTO 24 HORAS

11 4395-3266

ATENDIMENTO EXCLUSIVO

RECEBA UM ATENDIMENTO EXCLUSIVO, NÃO TENHA PREOCUPAÇÃO COM NADA, CUIDAMOS DE TUDO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA.

A Vila Alpina Cemitério possuí uma equipe que auxilia a família com toda a documentação necessária. Cuidamos de tudo para que ocorra da melhor maneira.

ENTRE EM CONTATO E CONHEÇA NOSSOS PLANOS

FALE COM NOSSOS AGENTES

OFERECEMOS TODA A ORIENTAÇÃO
QUE VOCÊ PRECISA

  • Possuímos uma central de atendimento 24 horas.
  • Orientação detalhada para obtenções legais exigidas.
  • Preparação do corpo da pessoa falecida.
  • Agendamento de velório e organização da cerimônia de cremação.
  • Mestre de cerimônia atendendo todas as religiões.
LIGAR