Alzheimer | Saiba como identificar e cuidar de alguém com a doença

Você já deve ter ouvido falar do mal de Alzheimer, uma doença que acomete milhões de pessoas em todo o mundo e se manifesta principalmente em pessoas com idade avançada.

O mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva, que se manifesta pela deterioração da memória e da capacidade cognitiva, o que causa grande comprometimento da independência e da capacidade de execução das atividades da vida cotidiana.

A equipe do Vila Alpina Cemitério separou algumas informações que podem te ajudar a identificar o mal de Alzheimer e também orientações para cuidar de alguém que tenha a enfermidade, confira:

Veja também: Saiba o que causa a osteoporose e como amenizar os sintomas

Como identificar o mal de Alzheimer

mulher idosa pensativa - alzheimer

Para identificar se alguém tem ou não a doença de mal de Alzheimer, é essencial um diagnóstico médico, mas separamos uma lista de sintomas e comportamentos apresentados por portadores da enfermidade. Isso ajuda a identificar casos suspeitos que podem levar à uma visita ao médico.

O sintoma mais característico do mal de Alzheimer é a perda de memória recente, mas à medida que a doença se agrava, outros sintomas vão aparecendo. Destacam-se a perda da memória remota, irritação, dificuldade na linguagem e distorções na capacidade de orientação no tempo e espaço.

Uma pessoa com Alzheimer apresenta comportamentos confusos, como não se lembrar de acontecimentos recentes, repetir a mesma coisa várias vezes. Além da dificuldade de acompanhar as conversas e incapacidade de raciocinar adequadamente.

Outros comportamentos que chamam a atenção, é a dificuldade em dirigir ou se lembrar de caminhos utilizados rotineiramente, dificuldade de expressar os pensamentos, comportamento agressivo e tendência de isolamento.

Se você conhece alguém que apresenta algum desses sintomas é hora de procurar um médico e iniciar o tratamento imediatamente.

Como cuidar de alguém com Alzheimer

O tratamento para o Alzheimer envolve medicamentos que minimizam os sintomas provocados pela doença e que podem propiciar a estabilização do quadro clínico, evitando o agravamento da doença.

Cuidar de uma pessoa com Alzheimer exige paciência e dedicação e deve se basear em estímulos positivos para que a pessoa consiga manter algum tipo de autonomia.

Dito isso, você deve saber que é importante garantir a autonomia do portador de Alzheimer conforme o estágio em que a doença se encontra.

Se você convive com uma pessoa que inventa histórias ou momentos que nunca viveu, saiba que isso é normal em pacientes com Alzheimer, e o recomendado não é corrigir ou negar a história, pois isso pode levar a um quadro de ansiedade.

É importante que a pessoa portadora da enfermidade realize passeios para socializar, faça atividades físicas e de fisioterapia. Além disso, é importante manter portas e janelas abertas para que o paciente tenha noção de dia e noite, outra dica, é reduzir as opções no guarda-roupa, para evitar estresse e confusão na hora da escolha.

Quando a doença alcança um estágio avançado o paciente pode perder o controle da bexiga e do intestino, o que leva a acidentes. Nesses casos, é muito importante manter a calma e tentar tranquilizar, pois repreender também pode levar a um quadro de ansiedade.

Também pode te interessar: Descubra os benefícios da acupuntura para a saúde

Os profissionais do Vila Alpina Cemitério estão prontos para lhe ajudar com a cerimônia de despedida do seu ente querido. Conte conosco!

Publicado em por .

Deixe um Comentário

FALE CONOSCO

TEMOS ATENDOMENTO 24 HORAS

11 4395-3266

ATENDIMENTO EXCLUSIVO

RECEBA UM ATENDIMENTO EXCLUSIVO, NÃO TENHA PREOCUPAÇÃO COM NADA, CUIDAMOS DE TUDO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA.

A Vila Alpina Cemitério possuí uma equipe que auxilia a família com toda a documentação necessária. Cuidamos de tudo para que ocorra da melhor maneira.

ENTRE EM CONTATO E CONHEÇA NOSSOS PLANOS

FALE COM NOSSOS AGENTES

OFERECEMOS TODA A ORIENTAÇÃO
QUE VOCÊ PRECISA

  • Possuímos uma central de atendimento 24 horas.
  • Orientação detalhada para obtenções legais exigidas.
  • Preparação do corpo da pessoa falecida.
  • Agendamento de velório e organização da cerimônia de cremação.
  • Mestre de cerimônia atendendo todas as religiões.
LIGAR