Pulmão | Conheça dicas para cuidar desse órgão e viver melhor

Além de filtrar o ar que respiramos, o pulmão auxilia na transferência de oxigênio para todo o corpo, mantendo todos os órgãos funcionando corretamente.

Por ser de extrema importância, é crucial que tomemos medidas para mantê-lo saudável. Leia o artigo feito pela equipe do Vila Alpina Cemitério e veja como.

Veja também: Tosse alérgica | Como identificar e aliviar as crises

Principais funções do pulmão – sistema respiratório

homem respirando - pulmão

É o sistema responsável por filtrar todo o oxigênio inalado e retirar o gás carbônico das células.

É composto pelos seguintes órgãos:

  • Cavidades do nariz
  • Faringe
  • Laringe
  • Brônquios
  • Traqueia

– Os pulmões também têm a função de realizar a troca do dióxido de carbono pelo oxigênio, tendo o auxílio do sistema nervoso central.

– O aumento do fluxo de ar recebido pelo sistema respiratório, passa pelas cordas vocais produzindo os sons emitidos pela boca.

– Os pulmões combatem a atuação de bactérias e partículas inaladas no ar, evitando que todo o corpo fique doente.

– O nariz, a faringe e a laringe auxiliam na passagem do ar e também dos alimentos (faringe e laringe).

Como cuidar melhor dos pulmões e do sistema respiratório

Quem mora em grandes capitais, é bombardeado todos os dias com a poluição do ar causada por fumaça de veículos, cigarros e partículas nocivas sendo inaladas.

Pessoas que fumam prejudicam os próprios pulmões, porém, quem inala sem querer essa fumaça torna-se fumante passivo – sendo também prejudicado.

Alguns cuidados podem ser adotados para que a saúde dos pulmões esteja sempre em dia, como:

1- Parar de fumar: o cigarro contém inúmeras substâncias nocivas à saúde, tais como a nicotina, que causa a dependência. A fumaça quente do cigarro danifica o tecido do pulmão, dificultando o processo de filtragem do oxigênio no órgão, podendo também causar câncer, enfisema e outras doenças respiratórias.

Geralmente, quem fuma não consegue parar com o vício sozinho (a), por isso, deve-se buscar ajuda profissional para começar o tratamento e parar de fumar.

2- Praticar exercícios físicos: exercitar o corpo faz bem não só para os pulmões, estimulando a capacidade no aumento da oxigenação, como também regula a pressão arterial, emagrece, libera hormônios e dá a sensação de bem-estar.

Mas, atenção! Não se deve praticar exercícios físicos nas horas em que o sol está mais quente, para que o corpo não perca os líquidos essenciais para a refrigeração do organismo, podendo causar a desidratação.

3- Manter a hidratação do corpo: todos os nossos órgãos internos e nossa pele, precisam da água para se manterem funcionando corretamente. Deve-se ingerir pelo menos dois litros de água por dia.

4- Pessoas que trabalham com substâncias químicas: devem proteger as vias respiratórias da inalação de substâncias químicas diariamente, usando máscaras e outros equipamentos de proteção.

5- Respirar pelo nariz corretamente: os pelos que se encontram no nariz funcionam como filtros naturais do ar, impedindo que partículas nocivas entrem no pulmão. Por isso é de suma importância respirar pelo nariz, conservando-se também a temperatura da garganta – evitando inflamações e infecções. Deve-se também higienizar bem o nariz, deixando-o livre de obstruções.

Os cuidados com os pulmões devem ser observados todos os dias, para que todo o sistema respiratório seja beneficiado.

Também pode te interessar: Aumentar a Imunidade | Conheça chás que podem ajudar com isso

Em tempos de crise, é importante contarmos com investimentos sólidos e confiáveis. Entre em contato com a equipe do Vila Alpina Cemitério e encontre o plano funerário ideal para você e sua família, evitando assim dívidas indesejadas no futuro.

Publicado em por .

Deixe um Comentário

FALE CONOSCO

TEMOS ATENDOMENTO 24 HORAS

11 4395-3266

ATENDIMENTO EXCLUSIVO

RECEBA UM ATENDIMENTO EXCLUSIVO, NÃO TENHA PREOCUPAÇÃO COM NADA, CUIDAMOS DE TUDO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA.

A Vila Alpina Cemitério possuí uma equipe que auxilia a família com toda a documentação necessária. Cuidamos de tudo para que ocorra da melhor maneira.

ENTRE EM CONTATO E CONHEÇA NOSSOS PLANOS

FALE COM NOSSOS AGENTES

OFERECEMOS TODA A ORIENTAÇÃO
QUE VOCÊ PRECISA

  • Possuímos uma central de atendimento 24 horas.
  • Orientação detalhada para obtenções legais exigidas.
  • Preparação do corpo da pessoa falecida.
  • Agendamento de velório e organização da cerimônia de cremação.
  • Mestre de cerimônia atendendo todas as religiões.
LIGAR