Por que optar pela cremação? Descubra as principais vantagens

A cremação é um processo que muitas pessoas pensam e discutem, por ser um procedimento que traz muitos benefícios. Por isso, têm pessoas que, ainda em vida, escolhem como será a sua última homenagem/desejo, se irá querer ser cremado ou enterrado tradicionalmente.

Em relação à cremação, este procedimento tem conquistado muitos adeptos ao redor do mundo, por ser mais ecologicamente correta para o meio-ambiente e representar alguns simbolismos para algumas pessoas.

E para você que quer saber como funciona a cremação e entender o porquê ela pode ser a melhor alternativa na hora do último adeus, a equipe do Vila Alpina Cemitério preparou este artigo especial, confira:

Veja também: Mausoléus | Conheça os mais famosos do mundo

Como funciona a cremação

homem carregando urna funerária - cremação

A cremação é um processo irreversível, exigindo alguns pré-requisitos para ser feita.

Em primeiro lugar, é preciso obter o atestado de óbito, que deve ser firmado por 2 médicos ou um legista. Se não houver um documento que expresse a vontade da pessoa em ser cremada, é necessário que tenha um formulário de autorização preenchido pelos parentes de primeiro grau do falecido.

Na hora da cerimônia de cremação, o corpo é colocado em uma câmara de cremação, sob um calor extremo com uma temperatura que varia entre 800ºC e 980ºC.

É um processo que pode durar cerca de 3 horas, com alguns fatores influenciando, como o tipo de caixão ou o peso da pessoa falecida. Ao final, as cinzas são colocadas num recipiente temporário e entregues à família.

Quais são os benefícios?

A cremação atualmente é considerada como um serviço funerário moderno.

Os custos são menores, por não se ter despesas com o pagamento de um espaço no cemitério, tais como a locação de um jazigo.

O processo de cremação é considerado muito higiênico, evitando possíveis fontes de infecção, além de ser um processo que é 100% ecológico, não afetando o meio-ambiente.

Dessa forma, entre os principais benefícios da cremação é não agredir o meio ambiente. As cinzas fazem com que a terra não seja contaminada, como acontece nos casos de sepultamento tradicional.

A cremação também auxilia no problema de superlotação dos cemitérios, um problema que é comum nas cidades que contam com grande número de pessoas idosas.

As cinzas podem servir de adubo para árvores, ao serem depositadas em urnas especiais e biodegradáveis, além de também poderem compor objetos como colares, brincos e entre outros.

Por fim, para você entender se deve ou não optar pela cremação, vale ressaltar que este procedimento é muito prático, rápido e simples. Muitos acreditam também que a cremação pode proporcionar uma despedida menos traumatizante e mais leve.

Também pode te interessar: Jazigo | Entenda o que é e conheça os diferentes tipos

A equipe do Vila Alpina Cemitério pode cuidar de todos os detalhes da cerimônia de despedida do seu ente querido, seja com sepultamento tradicional ou cremação. Entre em contato conosco e consulte nossos serviços.

Publicado em por .

Deixe um Comentário

FALE CONOSCO

TEMOS ATENDOMENTO 24 HORAS

11 4395-3266

ATENDIMENTO EXCLUSIVO

RECEBA UM ATENDIMENTO EXCLUSIVO, NÃO TENHA PREOCUPAÇÃO COM NADA, CUIDAMOS DE TUDO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA.

A Vila Alpina Cemitério possuí uma equipe que auxilia a família com toda a documentação necessária. Cuidamos de tudo para que ocorra da melhor maneira.

ENTRE EM CONTATO E CONHEÇA NOSSOS PLANOS

FALE COM NOSSOS AGENTES

OFERECEMOS TODA A ORIENTAÇÃO
QUE VOCÊ PRECISA

  • Possuímos uma central de atendimento 24 horas.
  • Orientação detalhada para obtenções legais exigidas.
  • Preparação do corpo da pessoa falecida.
  • Agendamento de velório e organização da cerimônia de cremação.
  • Mestre de cerimônia atendendo todas as religiões.
LIGAR