A cremação é um processo que muitas pessoas pensam e discutem, por ser um procedimento que traz muitos benefícios. Por isso, têm pessoas que, ainda em vida, escolhem como será a sua última homenagem/desejo, se irá querer ser cremado ou enterrado tradicionalmente.
Em relação à cremação, este procedimento tem conquistado muitos adeptos ao redor do mundo, por ser mais ecologicamente correta para o meio-ambiente e representar alguns simbolismos para algumas pessoas.
E para você que quer saber como funciona a cremação e entender o porquê ela pode ser a melhor alternativa na hora do último adeus, a equipe do Vila Alpina Cemitério preparou este artigo especial, confira:
Veja também: Mausoléus | Conheça os mais famosos do mundo
Como funciona a cremação
A cremação é um processo irreversível, exigindo alguns pré-requisitos para ser feita.
Em primeiro lugar, é preciso obter o atestado de óbito, que deve ser firmado por 2 médicos ou um legista. Se não houver um documento que expresse a vontade da pessoa em ser cremada, é necessário que tenha um formulário de autorização preenchido pelos parentes de primeiro grau do falecido.
Na hora da cerimônia de cremação, o corpo é colocado em uma câmara de cremação, sob um calor extremo com uma temperatura que varia entre 800ºC e 980ºC.
É um processo que pode durar cerca de 3 horas, com alguns fatores influenciando, como o tipo de caixão ou o peso da pessoa falecida. Ao final, as cinzas são colocadas num recipiente temporário e entregues à família.
Quais são os benefícios?
A cremação atualmente é considerada como um serviço funerário moderno.
Os custos são menores, por não se ter despesas com o pagamento de um espaço no cemitério, tais como a locação de um jazigo.
O processo de cremação é considerado muito higiênico, evitando possíveis fontes de infecção, além de ser um processo que é 100% ecológico, não afetando o meio-ambiente.
Dessa forma, entre os principais benefícios da cremação é não agredir o meio ambiente. As cinzas fazem com que a terra não seja contaminada, como acontece nos casos de sepultamento tradicional.
A cremação também auxilia no problema de superlotação dos cemitérios, um problema que é comum nas cidades que contam com grande número de pessoas idosas.
As cinzas podem servir de adubo para árvores, ao serem depositadas em urnas especiais e biodegradáveis, além de também poderem compor objetos como colares, brincos e entre outros.
Por fim, para você entender se deve ou não optar pela cremação, vale ressaltar que este procedimento é muito prático, rápido e simples. Muitos acreditam também que a cremação pode proporcionar uma despedida menos traumatizante e mais leve.
Também pode te interessar: Jazigo | Entenda o que é e conheça os diferentes tipos
A equipe do Vila Alpina Cemitério pode cuidar de todos os detalhes da cerimônia de despedida do seu ente querido, seja com sepultamento tradicional ou cremação. Entre em contato conosco e consulte nossos serviços.