Jazigo | Entenda o que é e conheça os diferentes tipos

Além do sepultamento tradicional, os familiares também podem optar pelo jazigo, que pode ser definido como um imóvel pós-morte.

A equipe do Vila Alpina Cemitério preparou um artigo especial sobre o tema, que promete sanar todas as suas dúvidas. Confira:

Veja também: Conheça a infraestrutura e os serviços do Cemitério Gethsêmani

Definição de jazigo

Jazigo do marquês de Valle Flor

O jazigo é um espaço que fica dentro de cemitérios, sejam eles públicos ou particulares. É nesse espaço onde é ordenado que sejam enterrados os caixões dos proprietários.

As construções podem receber em alguns casos um caixão ou até mais.

Em alguns cemitérios, a estrutura pode ser até superior ao tamanho de um jazigo, o que é conhecido como mausoléu. A arquitetura desses lugares costuma chamar a atenção, principalmente de viajantes que costumam fazer viagens para conhecer cemitérios.

Jazigo particular e suas vantagens

O momento da despedida pode ser uma tarefa ainda mais complicada para algumas pessoas, tanto pelo lado emocional quanto financeiro.

Para amenizar um pouco o valor do sepultamento e garantir uma boa vaga no cemitério, a aquisição de um jazigo pode ser feita com a ajuda dos amigos ou da família.

Na maioria das situações, um jazigo pode ser a opção mais barata do mercado. A compra não necessita de um pagamento à vista, podendo ser divida em parcelas.

Outra grande vantagem é a segurança. Não há necessidade de procurar e perder ainda mais tempo com vagas, sendo que a maioria dos cemitérios já estão superlotados.

Diferença entre o jazigo comunitário e o particular

O nome por si sugere que todo jazigo será temporário ou inevitavelmente eterno.

No caso dos temporários, a família tem a permissão para enterrar seu ente querido por um tempo pré-determinado e isso significa que você não será proprietário daquele espaço requerido.

O jazigo é alugado para um tempo de uso e são pagas taxas de manutenção durante esse período. Terminado o prazo, é preciso que a família providencie a exumação dos restos mortais e os transfira para uma gaveta de ossada perpétua ou para outro jazigo. 

Todos esses trâmites são realizados com apresentação de documentação própria e incidem custos. 

Já o jazigo particular é aquele adquirido permanentemente por uma família, tal como um imóvel, podendo receber a urna funerária do próprio comprador e de pessoas falecidas autorizadas por ele.

Assim que o proprietário original do jazigo particular falece, o espaço deverá ser transferido para outro familiar ainda vivo. Isso sempre mediante documentação que comprovem a aquisição e o grau de parentesco.

Entre todas as vantagens de um jazigo, devemos destacar a flexibilidade na hora de poder negociar os espaços, possibilitando encontrar melhores maneiras de pagar em um orçamento familiar.

Também pode te interessar: Como diferenciar o coronavírus de uma gripe comum?

A equipe do Vila Alpina Cemitério pode te ajudar em um momento tão difícil como a despedida de um ente querido, incluindo a parte burocrática.

Entre em contato conosco e consulte nossos serviços.

Publicado em por .

Deixe um Comentário

FALE CONOSCO

TEMOS ATENDOMENTO 24 HORAS

11 4395-3266

ATENDIMENTO EXCLUSIVO

RECEBA UM ATENDIMENTO EXCLUSIVO, NÃO TENHA PREOCUPAÇÃO COM NADA, CUIDAMOS DE TUDO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA.

A Vila Alpina Cemitério possuí uma equipe que auxilia a família com toda a documentação necessária. Cuidamos de tudo para que ocorra da melhor maneira.

ENTRE EM CONTATO E CONHEÇA NOSSOS PLANOS

FALE COM NOSSOS AGENTES

OFERECEMOS TODA A ORIENTAÇÃO
QUE VOCÊ PRECISA

  • Possuímos uma central de atendimento 24 horas.
  • Orientação detalhada para obtenções legais exigidas.
  • Preparação do corpo da pessoa falecida.
  • Agendamento de velório e organização da cerimônia de cremação.
  • Mestre de cerimônia atendendo todas as religiões.
LIGAR