Coronavírus | Como diferenciá-lo de uma gripe comum

Desde que surgiu e se espalhou rapidamente pelo mundo, o Coronavírus vem assustando pessoas, causando o caos em vários países, que fecharam fronteiras e alguns até mesmo decretaram quarentena para seus cidadãos. O Brasil já registra casos. 

Inicialmente, os sintomas podem até ser parecidos com o de uma gripe comum, porém os problemas respiratórios mais agudos ajudam a diferenciar o COVID-19 da gripe.

Hoje, a equipe do Vila Alpina Cemitério irá te ajudar a entender a diferença entre os sintomas, bem como a se prevenir contra o coronavírus.

Veja também: Descubra os benefícios da acupuntura para a saúde

Sintomas e casos do Coronavírus

Mulher deitada na cama com febre e segurando um termômetro - Coronavírus

Uma pessoa gripada pode vir a apresentar os mesmos sintomas do quadro que foi considerado pela Organização Mundial da Saúde como uma pandemia. Quem fala que se trata de apenas uma gripe, é por que ainda não sabe os detalhes desta infecção.

Se antes, a maioria dos casos aconteceu por que algumas pessoas voltaram de países mais infectados como a Itália, agora o contágio já acontece através de transmissão comunitária. Várias cidades importantes do país como São Paulo já decretaram quarentena.

Isso significa que a infecção pode acontecer mesmo se a pessoa não viajou, estando em contato através de mucosas ou toques na pele de infectados pelo COVID-19.

Mesmo que se esteja voltando de um país com riscos de infecção, não se deve entrar em pânico, pois a transmissão do vírus depende de vários fatores.

Os principais sintomas incluem ter febre acima de 39 graus, calafrios, tosse seca e principalmente falta de ar. Ao perceber tais sintomas, os pacientes devem procurar atendimento médico imediato.

Além disso, não devemos nos esquecer de que um grupo de pessoas corre risco de se tornarem vítimas fatais da doença, tendo como foco os idosos acima de 60 anos de idade e pessoas com doenças pré-existentes. Mesmo assim, já foram registrados casos de vítimas em diversas faixas etárias.

Para se ter a conclusão de se está ou não com o novo coronavírus, podem ser feitos exames na rede pública ou privada de saúde, detectando através das vias respiratórias, como excesso de catarro e falta de respiração.

Sempre é bom lembrar que as infecções respiratórias podem se espalhar com mais facilidade em lugares frios, onde normalmente temos pessoas que se gripam com maior facilidade. Apesar disso, lugares com temperaturas mais altas, também não estão imunes ao vírus.

Formas de se prevenir

O recomendado é que sempre se lave as mãos continuamente, com sabão e álcool em gel, especialmente quando se espirrar. Jamais coloque a mão na sua boca após ter contato com outra parte do corpo e que ainda não foi higienizada.

Se estiver com sintomas ou apenas resfriado, a prevenção mesmo assim deve ser feita.

Quando estiver em lugares públicos, use máscaras de proteção ou tenha cuidado ao falar com alguém que esteja com sintomas.

Atualmente, o isolamento social é a forma mais eficaz de desacelerar a epidemia, garantindo que a rede hospitalar não fique sobrecarregada e permitindo que as pessoas consigam adquirir a imunidade de grupo com o passar do tempo.

Logo após tossir, use o lenço de papel, limpe a boca e o nariz, e não esqueça de jogar o lenço ou papel no lixo logo em seguida. Evite cumprimentos com abraço e a entes queridos que estejam gripados nesse momento.

A melhor notícia é que a maioria das pessoas que foram contaminadas com o novo coronavírus se curou mesmo sem uma vacina específica para o vírus.

Até o momento, já registram-se mais de 743.000 pessoas infectadas no mundo.

Também pode te interessar: 5 Dicas para te ajudar a melhorar a imunidade

Neste momento, é importante ficarmos atentos às orientações do Ministério da Saúde e nos prevenirmos, já que essa é uma doença sem uma cura específica.

A equipe de especialistas do Vila Alpina Cemitério pode lhe ajudar no difícil e inesperado momento da partida de um ente querido. Entre em contato conosco e consulte nossos serviços.

Publicado em por .

Deixe um Comentário

FALE CONOSCO

TEMOS ATENDOMENTO 24 HORAS

11 4395-3266

ATENDIMENTO EXCLUSIVO

RECEBA UM ATENDIMENTO EXCLUSIVO, NÃO TENHA PREOCUPAÇÃO COM NADA, CUIDAMOS DE TUDO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA.

A Vila Alpina Cemitério possuí uma equipe que auxilia a família com toda a documentação necessária. Cuidamos de tudo para que ocorra da melhor maneira.

ENTRE EM CONTATO E CONHEÇA NOSSOS PLANOS

FALE COM NOSSOS AGENTES

OFERECEMOS TODA A ORIENTAÇÃO
QUE VOCÊ PRECISA

  • Possuímos uma central de atendimento 24 horas.
  • Orientação detalhada para obtenções legais exigidas.
  • Preparação do corpo da pessoa falecida.
  • Agendamento de velório e organização da cerimônia de cremação.
  • Mestre de cerimônia atendendo todas as religiões.
LIGAR