A pandemia de coronavírus tem nos deixado em dúvidas quanto ao manuseio e consumo seguro dos alimentos.
Das prateleiras às mesas, o momento faz com que fiquemos cada vez mais criteriosos e neuróticos com a maneira que nos alimentamos, mas mesmo assim, ainda não sabemos se as medidas de prevenção adotadas são o suficiente.
Pensando nisso, a equipe do Vila Alpina Cemitério resolveu preparar um artigo especial com algumas dicas que devem ser seguidas para diminuir ainda mais as chances de se infectar com algum alimento. Confira:
Veja também: Coronavírus | Como manter a rotina de atividades físicas na quarentena
Indo às compras durante a pandemia de coronavírus
Frequentar locais com grande concentração de público, como os mercados, não é uma boa. Mas, a alimentação não deve faltar na mesa, nesse caso, as idas ao mercado passaram a ser algo restrito porém necessário.
O ideal ao chegar a esse estabelecimento para realizar as compras, é que se opte por produtos originários de produções locais, que vêm diretamente dos agricultores e que sejam minimamente processados.
Enquanto estiver em um mercado ou feira, mantenha uma distância mínima de 2 metros entre você e os demais compradores, passando álcool em gel nas mãos sempre que possível.
Uma dica é levar lenço de papel no bolso com um pouco de álcool gel para higienizar a alça do carrinho ou da cestinha, já que diversas outras pessoas utilizaram eles antes de você.
Outra dica é evitar ir ao mercado com bolsa. Coloque o cartão ou o dinheiro na carteira ou no bolso. Assim, é menos um item que pode ser infectado e você consegue ter mais segurança.
Além disso, durante e depois das compras, evite passar as mãos no rosto, principalmente na região dos olhos, nariz e boca. E utilize sempre a máscara!
É importante ressaltar que, quanto menos você passar dentro do mercado, melhor. Por isso, faça uma lista com tudo o que precisa antes de sair de casa, assim você evita ficar pensando o que precisa comprar dentro do mercado.
Na hora das compras, dê sempre preferência para os alimentos mais frescos, privilegiando frutas, verduras e legumes.
Os alimentos que estiverem embalados devem estar dentro do prazo de validade, com a embalagem lacrada, sem amassados, furos ou áreas que estejam estufadas e com o seu conteúdo apresentando cheiro, cor ou consistência diferentes.
Ao pagar no caixa, dê preferência ao pagamento com o seu cartão, já que você evita receber troco em dinheiro.
Ao chegar a sua casa, como guardar e armazenar esses alimentos?
Ao comprar tudo o que precisava para sua alimentação, ao chegar a casa, a próxima etapa é a de higienizar todos os produtos.
Na hora de limpar e guardar esses alimentos já em casa, uma higienização com os alimentos frescos, como as frutas, verduras e legumes ou os alimentos embalados é muito importante.
Essa higienização deve acontecer para que, sejam eliminados os micróbios e parasitas. É sempre bom lavá-los antes de serem usados e em épocas de pandemia, esses cuidados não podem ser descartados. Lave com água e sabão todas as embalagens que puderem ser molhadas, antes de guardá-las.
Os produtos que não puderem ser lavados, podem ser higienizadas com álcool 70%. Vale lembrar também o bom e velho truque de deixar frutas, legumes e verduras submersos em uma solução de água sanitária diluída em água por no mínimo 30 minutos.
A lavagem e a higienização de um produto que esteja embalado é muito importante antes de do seu uso, para evitar a contaminação desse alimento.
Depois de higienizar e de guardar todos os produtos, lembre-se de limpar a mesa que você utilizou para colocar as compras e de lavar bem suas mãos.
Também pode te interessar: Coronavírus | Como diferenciá-lo de uma gripe comum
A equipe do Vila Alpina Cemitério está pronta para lhe ajudar a organizar a cerimônia de despedia do seu ente querido, de maneira digna e respeitosa. Entre em contato conosco e garanta mais tranquilidade nesse momento tão difícil.