A água sanitária é um produto que tem a sua presença garantida na casa de muitas pessoas e tem sido uma grande aliada na hora de fazer a higienização contra o Coronavírus.
Mas, apesar de toda a sua eficiência na higienização dos mais diversos ambientes, ela pode oferecer riscos graves à saúde se não for utilizada de maneira correta.
A equipe do Vila Alpina Cemitério preparou um guia completo de utilização da água sanitária, incluindo produtos que jamais devem ser misturados com ela, confira:
Veja também: Como fazer horta em casa | Veja dicas preciosas para ter a sua
Como a água sanitária deve ser usada para higienizar
Durante a pandemia de COVID-19, higienização é a palavra de ordem, com isso, a a água sanitária ou hipoclorito de sódio, se tornou uma de nossas principais aliadas, seja para a limpeza doméstica ou na desinfecção de alguns alimentos.
Mesmo com tantos benefícios, existem alguns fatores nos quais devemos nos atentar na hora de utilizar este produto. Em primeiro lugar, observe a concentração dela, que deve ser em torno de 2,0 a 2,5%.
Além disso, observe também o tempo de ação, que deve ser de aproximadamente 10 minutos, em contato com o alimento ou uma superfície.
São concentrações difíceis de serem feitas em casa. Mas existe uma solução simples que pode ser feita para evitar erros.
Para a higienização de verduras, frutas e hortaliças, as lave bem com água corrente em abundância, mergulhando-as por 30 minutos em uma solução composta por: 1 colher das de sopa de água sanitária para cada litro de água. Em seguida, enxague com água corrente para remover os resíduos. Recomenda-se o uso de água sanitária para usos domésticos nesse procedimento.
Na limpeza dos sanitários, a solução pode ser preparada com 1 copo de água sanitária para cada balde de água, que tenha a capacidade de 10 litros.
Se a sua casa passou por inundações e você está em busca de maneiras de limpá-la, pode preparar uma solução com 4 colheres de sopa para 1 litro de água sanitária. Com ela, você pode lavar as paredes e pisos sem colocar sua saúde em risco.
Produtos que nunca devem ser misturados com ela
A água sanitária é um excelente desinfetante, alvejante e oxidante, com um poder bactericida, virucida e fungicida.
Acontece que com tantas propriedades potentes, existem limitações em seu uso, já que misturá-la com outros componentes químicos pode ser extremamente prejudicial à saúde.
Ela nunca pode ser misturada com vinagre, por produzir cloro gasoso, que pode irritar o sistema respiratório e dar uma sensação de ardência nos olhos. Ao mesmo tempo, esse cloro gasoso pode intoxicar o corpo, ao ser inalado.
O álcool isopropílico ou o isopropanol, como também ele é conhecido, é conhecido pelo baixo teor de água em sua composição, fazendo com que evapore muito rapidamente. Muito usado para a limpeza de componentes eletrônicos, sendo antisséptico e desinfetante, esse tipo de álcool, também não deve ser misturado com a água sanitária, por resultar em gases altamente irritantes e tóxicos ao nosso organismo, podendo até causar desmaios.
Basicamente, tenha em mente como uma regra, que não é bom misturar produtos que contenham com água sanitária em sua composição, tais como a amônia, com outros componentes químicos.
Informe-se sempre e cuide da melhor maneira possível da sua saúde, da sua casa e da sua família.
Também pode te interessar: Coronavírus | Como manusear e utilizar os alimentos adequadamente
E falando em cuidado com a sua família, você sabia que ter um plano funerário é um dos maiores investimentos que você pode fazer? Clique agora e conheça os serviços do Vila Alpina Cemitério.
Chegou a hora de você planejar um futuro tranquilo para a sua saúde.