Funeral e Velório | Entenda as diferenças entre os dois

Tanto o velório quanto o funeral são ocasiões de muito sofrimento para as famílias e amigos; afinal, é sempre triste ter de se despedir de alguém querido.

Porém, existe uma diferença sutil entre um termo e outro, e conhecer essa diferença é importante para evitar confusões.

O Vila Alpina Cemitério fez um artigo para lhe ajudar a diferenciar as duas ocasiões, confira:

Veja também: Como baixar a febre através de medidas caseiras e sem medicamentos

Definindo o que é velório e o que é funeral

mulher ao lado de um caixão coberto de rosas em um funeral

O que é o velório?

O velório é a ocasião na qual os familiares e amigos ficam próximos ao corpo, que está acomodado no caixão, já com o devido tratamento da funerária e com os arranjos de flores.

Este é um momento em que as pessoas expressam as suas condolências aos familiares, havendo quem também relembre momentos felizes de quem acabou de partir.

De acordo com historiadores, a ideia de velar os corpos pode ter sido adaptada de um costume existente na Idade Média. Na realidade, era mais um cuidado do que um costume: quando as pessoas bebiam demais em canecas e copos de estanho, costumavam entrar em um sono profundo.

Assim, os amigos e familiares ficavam aguardando algumas horas com a pessoa desacordada: se ela não recobrasse a consciência, estava mesmo morta e podia ser sepultada. Se ela acordasse, tratava-se somente de uma intoxicação por estanho ou do exagero na bebida.

O que é o funeral?

O funeral, por sua vez, diz respeito a um processo bem mais abrangente e que vai desde o velório até a hora em que o corpo é oficialmente sepultado ou cremado.

Vale dizer que cada lugar do mundo e mesmo cada família tem a sua celebração de funeral específica: muitos japoneses, por exemplo, ficam com o corpo dos entes queridos em casa por algumas horas depois do falecimento.

Por outro lado, há famílias de muitos lugares do mundo que não realizam velórios, optando diretamente pelo sepultamento.

Alguns norte-americanos também têm o costume de oferecer um café com uma refeição leve para as pessoas que participaram do sepultamento ou cremação e tudo isso faz parte da cerimônia de funeral.

Para resumir, o velório é apenas uma das etapas contidas em boa parte dos funerais.

Quando optar pelo velório?

Como falado, há cerimônias de funeral que não incluem o velório e essa decisão dependerá da constituição da família, das suas tradições, das tradições do local e de outros critérios.

Normalmente, as pessoas tendem a abrir mão do velório quando o falecido não tinha parentes vivos: caso se saiba que somente poucas pessoas vão comparecer, é comum que os responsáveis optem por um funeral mais breve.

Também pode te interessar: Cemitério do Morumbi | Um local de paz e tradição para o último adeus

Funerais em diferentes lugares do mundo

Em Nova Orleãs, região norte-americana, é comum que se toque jazz nos funerais por causa do impacto desse tipo de música na comunidade local.

Já em Bali, na Indonésia, os familiares e amigos dão preferência à cremação, que teria como objetivo facilitar a reencarnação da alma.

Justamente por acreditarem na vida após a morte, parte dos africanos prefere fazer caminhos alternativos e complexos para o cemitério, com o intuito de dificultar a volta da alma do falecido.

A equipe de especialistas do Vila Alpina Cemitério pode te ajudar a realizar uma cerimônia de despedida perfeita para seu ente querido, de maneira digna e respeitosa – além de tornar mais fácil esse processo, cuidando de toda a parte burocrática.

Entre em contato conosco e consulte nossos serviços.

Publicado em por .

Deixe um Comentário

FALE CONOSCO

TEMOS ATENDOMENTO 24 HORAS

11 4395-3266

ATENDIMENTO EXCLUSIVO

RECEBA UM ATENDIMENTO EXCLUSIVO, NÃO TENHA PREOCUPAÇÃO COM NADA, CUIDAMOS DE TUDO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA.

A Vila Alpina Cemitério possuí uma equipe que auxilia a família com toda a documentação necessária. Cuidamos de tudo para que ocorra da melhor maneira.

ENTRE EM CONTATO E CONHEÇA NOSSOS PLANOS

FALE COM NOSSOS AGENTES

OFERECEMOS TODA A ORIENTAÇÃO
QUE VOCÊ PRECISA

  • Possuímos uma central de atendimento 24 horas.
  • Orientação detalhada para obtenções legais exigidas.
  • Preparação do corpo da pessoa falecida.
  • Agendamento de velório e organização da cerimônia de cremação.
  • Mestre de cerimônia atendendo todas as religiões.
LIGAR